O amarelamento dentário acontece gradualmente, e muitas vezes demora a ser percebido. Apesar de ser frustrante, mexer com sua autoestima e fazer com que você perca o sorriso branco e brilhante, fique tranquilo(a) porque você pode reconquistá-lo. No blog de hoje iremos falar mais sobre as principais causas e como evitar. Confira!
1 – CIGARRO
O cigarro possui ingredientes à base de alcatrão, nicotina e metais pesados que mancham os dentes. Mas provavelmente você já sabe disso, portanto se você fuma cigarros, cachimbos, entre outros, o amarelamento dos dentes é uma consequência.
2 – MÁ HIGIENE BUCAL
Não ter o hábito de escovar os dentes periodicamente, usar fio dental e um bom enxaguante bucal para remover o acúmulo de placa e do tártaro pode acelerar a descoloração dos seus dentes. Por isso, faça uma higienização bucal adequada, pois previne o amarelamento e colabora para que a saúde da sua boca fique em dia.
3 – REMÉDIOS
Certos tipos de medicamentos podem escurecer os dentes de crianças menores de oito anos, por exemplo os antibióticos doxiciclina e tetraciclina. Outros remédios que também mancham dentes até de adultos são alguns anti-hipertensivos, antipsicóticos e anti-histamínicos.
4 – IDADE
Conforme as pessoas envelhecem, os dentes podem começar a amarelar, pois faz parte natural do processo. Isso acontece porque os esmaltes dentários, que trazem a cor branca e brilhosa, vão perdendo a eficiência com o passar do tempo, por causa do desgaste diário.
5 – GENÉTICA
O amarelado dos dentes pode ser também por algum fator genético, ou seja, que você tenha herdado da sua família essa coloração menos branquinha.
E aí, gostou de saber mais sobre dentes amarelados e suas causas? Então agende uma avaliação com um de nossos profissionais e tire todas as suas dúvidas.