Mesmo com a perda de todos os dentes você ainda consegue recuperar o seu sorriso. Mas não se preocupe, a dentadura tradicional não é a única opção. Existe a chamada prótese protocolo que é uma dentadura fixa e recebe esse nome por se tratar de uma solução definitiva para a falta de dentes. Tudo isso só é possível porque ela é posicionada sobre implantes, que são os pontos de fixação. Saiba mais sobre a prótese protocolo no blog de hoje.
1 – PRECISA DE UM IMPLANTE PARA CADA DENTE?
Essa é uma dúvida muito comum entre os pacientes. Com a tecnologia atual, é possível realizar um número menor de implantes para a prótese protocolo. Os implantes são realizados em áreas estratégicas para “ancorar” a estrutura e garantir fixação na mastigação, no sorriso e na fala.
2 – O QUE DETERMINA O NÚMERO DE IMPLANTES QUE PRECISA?
O dentista deve fazer uma avaliação para determinar quantos implantes são necessários para as tuas condições.
- O especialista irá avaliar a qualidade do osso, se houver perda óssea ou enfraquecimento, será necessário fazer mais implantes para distribuir melhor os impactos na hora da mastigação. Em alguns casos é preciso até passar por um enxerto ósseo para que o tratamento seja bem sucedido. Nesse caso, o ideal é fazer uma radiografia panorâmica e um escaneamento intra-oral, com esses resultados o dentista saberá os cuidados exigidos;
- O dentista irá avaliar também sua condição de saúde, pois é um fator que influencia diretamente o sucesso dos implantes. Por exemplo, se você tem bruxismo ou idade avançada terá que fazer mais implantes;
- O material da prótese protocolo influencia o número de implantes que precisará ser feito. Por exemplo, uma prótese protocolo de acrílico (resina) absorve melhor os impactos da mastigação, dessa forma transfere menos para os implantes. Porém, a estética não é tão interessante e isso deve ser colocado na balança.
Normalmente quando todos os requisitos são atendidos, é possível realizar a técnica All-on-four. São feitos 4 implantes que substituem 12 dentes na parte inferior da boca, dando mais rapidez e eficiência no tratamento. Na parte superior, o número de implantes geralmente fica entre 6 e 8. Mas só um profissional capacitado pode avaliar as condições e determinar o melhor número.
E aí, gostou de saber mais sobre quantos implantes se usa para a prótese protocolo? Então agende uma avaliação com um de nossos profissionais especialista em implantes dentários em Balneário Camboriú.