O processo da digestão começa pela boca, com a trituração da comida feita pelos dentes e pela mistura com a saliva. Há uma enzima na saliva que é responsável por iniciar a quebra dos carboidratos. Para que a trituração da comida seja feita do modo certo, os dentes devem estar alinhados para exercer suas funções normalmente. Os dentes frontais servem para cortar os alimentos, e os dentes posteriores trituram e pulverizam. A mastigação adequada se deve usar os dois lados da boca, para tonificar os músculos bucais e da língua, dessa forma mantém o bom funcionamento digestivo e previne problemas na articulação temporomandibular (ATM).
A mastigação inadequada pode causar problemas na ATM, pois quando a articulação trabalha em más condições por muito tempo, o paciente pode passar a ter uma inflação articular, causando dores faciais durante a mastigação e dores irradiadas para a cabeça, para o ouvido ou para a cervical. Além disso, é muito comum ter ruídos ou estalos na ATM.
Com a mastigação incorreta, a saliva não age da melhor forma envolvendo os alimentos e a enzima não realiza o início da digestão, dessa maneira chegam pedaços grandes de comida no estômago. Isto aumenta a atividade digestiva, dando azia, gases, dor, desconforto abdominal e dependendo do nível, até gastrite.
Os principais motivos de uma mastigação ruim são: fraqueza dos músculos responsáveis pela mastigação, sensibilidade dentária, alterações respiratórias que exigem a respiração pela boca, estresse, mordida cruzada, mordida aberta, fratura dentária, má oclusão, distúrbios na ATM, cárie e até mesmo a correria diária.
E aí, gostou de saber mais sobre a importância da mastigação? Então agende uma avaliação com um de nossos profissionais e tire todas as suas dúvidas.